14/06/06


Cientistas descobrem que piolhos estão ficando invencíveis

Londres, 14 jun (EFE).- Eles são o terror de pais e filhos, e cada vez estão ficando mais fortes: os temidos piolhos estão se tornando invencíveis, segundo um estudo publicado no último número da revista "Archives of Disease in Childhood".Os pesquisadores do centro de doenças contagiosas do serviço nacional de saúde de Gales, autores do estudo, descobriram que quatro de cada cinco piolhos são resistentes aos compostos químicos normalmente utilizados para sua eliminação.

Segundo os cientistas, que analisaram 4 mil piolhos, mais de 80% são resistentes aos inseticidas mais comuns, como a permetrina e afenotrina, os mais populares por exigirem pouco tempo de contato com a pele e por seu cheiro ser menos agressivo. No entanto, os analistas não estão de acordo sobre o tratamento alternativo.

Segundo um estudo publicado anteriormente na revista"British Medical Journal", os métodos tradicionais seriam mais eficientes que os baseados em fórmulas químicas. Na sua pesquisa, os cientistas da Escola de Medicina Tropical e Higiene de Londres analisaram 126 jovens e descobriram que escovar o cabelo com um pente fino é melhor que usar produtos químicos.