28/06/06

Um chinês sobreviveu após ser enterrado vivo por um erro e ter ficado debaixo da terra por três horas, segundo a edição de hoje do jornal China Daily.Os médicos decretaram a morte de Liang Jinshi, um diabético de 40 anos, na sexta-feira passada no condado de Tengxian, na região autônoma chinesa de Guangxi (sul).

O corpo de Liang foi enterrado no domingo, e três horas depois da cerimônia sua esposa foi ao túmulo, onde, em meio ao silêncio do cemitério, começou a escutar a voz de seu marido.Após avisar os irmãos de Liang, seu corpo foi exumado, e para surpresa e alegria da família, Liang estava vivo.

Analistas médicos da província afirmaram que os arranhões no caixão demonstram que Liang permaneceu vivo, em coma, e com respiração, e não descartam que se trate de um caso de catalepsia.

A catalepsia, estado nervoso patológico no qual as sensações são interrompidas e o corpo é imobilizado em qualquer postura, já levou ao enterro de muitas pessoas ainda vivas, fenômeno relatado pelo escritor americano Edgar Allan Poe em "O sepultamento prematuro".