23/02/2008


O caso está chamando a atenção e virou o principal assunto nos bares e cafés da Argentina: pela segunda vez, uma adolescente dá luz à trigêmeos, sem nenhum tratamento de reprodução assistida e, segundo um médico, usando contraceptivo injetável.


A jovem, que faz 17 anos na próxima segunda, soma agora sete filhos.Pâmela teve seus primeiros trigêmeos aos 15 anos. Ela havia tido um filho aos 14 anos, e, um ano antes já havia sofrido um aborto espontâneo, aos 13 anos. Todas as sete crianças nasceram prematuramente.


Os últimos bebês, trigêmeas, passam bem.A família de Pamela já recebe ajuda das autoridades locais. Quando teve seus primeiros trigêmeos, ela ganhou um terreno e uma casa.


A mãe da adolescente, que trabalha limpando casas para sustentar os netos, diz que a família buscará mais assistência do governo em virtude dos novos bebês."Eu recebo uma pensão e sou empregada doméstica, mas com mais três crianças não sei como vou fazer", disse Magdalena, mãe de Pamela e de mais sete filhos.


O diretor da maternidade provincial de Córdoba, José Oviedo, afirma que o caso é muito raro. "Nunca vi duas gravidezes múltiplas sem fertilização assistida". Quando teve os primeiros trigêmeos, completando assim quatro filhos, a adolescente havia pedido a realização de uma laqueadura, com o respaldo da mãe, mas, por conta da sua idade, o pedido não foi aceito. A menina passou então a tomar contraceptivos injetáveis, segundo Jorge Margherit, diretor do hospital de Leones. "Quando descobrimos que ela voltaria a ter trigêmeos, queríamos morrer."Tudo isso não parece, às vezes, uma grande ironia da vida?