30/06/06

Mais de 600 mil chineses morrem todos os anos por trabalhar em excesso, por causa da concorrência feroz no mercado de trabalho de um país onde já se trabalha mais que no vizinho Japão.

Segundo o jornal ChinaNews, o fenômeno japonês do "Karoshi" (morte por excesso de trabalho) se torna uma realidade cada vez mais habitual na China, na qual o crescimento econômico se traduz agora em estresse e contínuas horas extras para os trabalhadores.

Muitas empresas estão focadas apenas nos rápidos benefícios sem se dar conta de que a mão-de-obra é fundamental para o desenvolvimento da companhia. Conhecida em mandarim como "guolaosi", a morte por excesso de trabalho na China afeta principalmente os profissionais liberais, como pesquisadores, empresários, professores e jornalistas, onde o "estresse mental é muito pronunciado".
Embora a lei trabalhista chinesa estabeleça uma jornada máxima de oito horas, as horas extras costumam ser obrigatórias em muitos setores, onde o sistema de promoção ou eliminação obriga os empregados a trabalhar demais por iniciativa própria.

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200606301328_AEB_29600956