12/06/06

Você entra na sala de cirurgia para se livrar das dores no seu joelho direito, depois de estourar os ligamentos em uma partidinha de futebol com amigos. Quando acorda, vê que o médico se enganou e, agora, seu joelho bom carrega dois pinos de titânio. Foi o que aconteceu com o metalúrgico Benedito Deziderio, 51 anos, segundo a Rádio Araranguá AM, em Santa Catarina.

Deziderio foi operado no Hospital Azambuja, em Brusque, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. "Eu só percebi o erro quando a enfermeira colocou a bolsa de gelo sobre o joelho operado. Quando levantei o lençol e vi aquilo, botei a mão na cabeça e disse: meu Deus, o que fizeram comigo?", lembra ele.

O metalúrgico está processando o ortopedista Antônio Custódio de Oliveira Filho por erro médico. O diretor-técnico do Hospital Azambuja, Antônio Pucci, assumiu a responsabilidade da instituição, mas disse que somente o médico poderá se explicar. Oliveira Filho não foi localizado. Sua secretária informou, por telefone, que está no Canadá, e sua advogada preferiu não comentar o caso.

Na última segunda-feira dia 29 de maio, Deziderio foi operado novamente, agora no joelho certo. A operação foi realizada também em Brusque mas - para não correr o mesmo risco - o operário trocou a instituição e fez a cirurgia no Hospital Evangélico Cônsul Carlos Renaux. E com outro médico. De acordo com a atendente do hospital Carla Francielli, o metalúrgico teve alta nesta quarta-feira e passa bem.