Ela fica à espreita, a alguns metros da loja de conveniências RS McColl, em Aberdeen, na Escócia, esperando que todos os clientes saiam. Sem hesitar, Sam entra na loja, olha para os lados e, rapidamente, puxa um saco de Doritos sabor queijo da prateleira mais baixa. Com passinhos ligeiros sai pela porta – como quem sabe que fez algo proibido. Pára a alguns metros da entrada e abre o saco com bicadas. Outros pássaros a acompanham na refeição;





Até o dia 27 de julho, Sam já havia repetido esse processo 55 vezes. A gaivota ficou famosa na cidade – moradores até pagam pelos pacotes que ela rouba. Vendedor da loja, Sriaram Nagarajan acha engraçada a preferência de Sam. “Por algum motivo, ela só rouba Doritos sabor queijo. E desenvolveu suas técnicas de assalto até ficarem muito boas. Ela espera todos os clientes saírem e não entra até que eu esteja atrás do balcão. Nunca pensei que uma gaivota fosse capaz de fazer isso, mas eu pude ver com os meus próprios olhos”, disse.

Um porta-voz da ONG “The Royal Society for the Protection of Birds”, que protege os pássaros na Escócia, disse que nunca viu um caso parecido. “De repente ela experimentou algum salgadinho que estava dentro de um pacote brilhante jogado na rua. Quando viu um pacote parecido dentro da loja fez a relação. Como todos sabem, gaivotas podem ser bem rápidas e destemidas, e essa não foge à regra”, disse.

http://www.sidneyrezende.com/sec_news_view.php?id=4994