30/07/08

Uma ferramenta que permitia aos internautas “esfaquearem” seus contatos no Facebook foi removida, depois que o site de relacionamentos recebeu reclamações sobre esse jogo chamado “shank” (gíria para “esfaquear”).

A brincadeira era uma das muitas oferecidas pelo aplicativo Superpoke!, com o qual os internautas podem enviar ações virtuais a seus amigos. Esfaquear estava numa lista que também inclui bater, mandar um beijo, abraçar, piscar, correr dos touros e morder.

Apesar de essas alternativas serem bem-humoradas, algumas podem ter conotações mais sombrias, diz o site do jornal “Guardian”. Era o caso de quando alguém optava por esfaquear um contato no Facebook, enviando para sua vítima uma faca virtual.

A publicação britânica “Sun” deu o alerta sobre esse aplicativo desenvolvido pela empresa norte-americana Slide.
Segundo a versão on-line do jornal, a companhia admitiu que se tratava de uma alternativa de mau gosto. “A Slide não estimula a violência. Nosso aplicativo Superpoke! tem como foco a diversão na comunicação virtual entre amigos”, disse um porta-voz, segundo o “Sun”. “Removemos essa ação que representa de forma inapropriada a marca Superpoke!”
O Facebook foi o primeiro site de relacionamentos a permitir a divulgação de aplicativos desenvolvidos por terceiros. A iniciativa teve sucesso e outras redes sociais, como o Orkut, passaram a permitir o mesmo. Para serem oferecidos, os aplicativos (também chamados de widgets) devem ser aprovados por essa grandes páginas.