A Polícia Civil de Minas Gerais investiga um trote universitário realizado na cidade de Diamantina, na região central do estado. De acordo com a polícia, 11 calouros da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM ) sofreram queimaduras de primeiro e segundo graus após serem atingidos por uma mistura de ácido muriático, creolina e limão, jogada durante um trote, no último dia 4, o primeiro dia letivo do semestre.

As vítimas foram ouvidas, nesta quarta-feira (13) e, segundo o delegado que investiga o caso, os suspeitos, ainda não foram identificados. Quando localizados, eles responderão por lesão corporal qualificada e poderão pegar pena de seis meses a um ano de prisão.

O Conselho Universitário da universidade enviou uma carta de repúdio ao ato violento. No documento, a instituição informou que já foi criada uma comissão de inquérito para “apurar as responsabilidades pelos atos de agressão física e moral a estudantes calouros desta instituição”. A UFVJM informou também que o trote foi realizado fora da sede da instituição.
As vítimas chegaram a ser internadas na Santa Casa de Diamantina, mas já receberam alta.