papelão

O catador de papelão Josafá Eloy Ribeiro, de 49 anos, vai experimentar uma mudança radical em sua rotina a partir de janeiro de 2009. Ele foi um dos 15 vereadores eleitos neste ano para a Câmara de Cruz das Almas, a cerca de 150 quilômetros de Salvador (BA).

Conhecido como Josafá Benção de Deus - nome usado na urna pelo candidato -, o catador foi eleito pelo PRP com 929 votos.
Ele anunciou que o primeiro projeto que apresentará na Câmara visa atender a um de seus principais desejos: instalar uma cooperativa de reciclagem na cidade.

Josafá disse ao G1 que não gastou nada na campanha. Afirmou ter recebido os "santinhos" do partido e arrecadado entre amigos o dinheiro para o pagamento do jingle de campanha.

"O povo que pediu [minha candidatura]. A maioria dos comerciantes achou que a população gostava de mim. (...) A minha campanha foi de boca, não teve carro de som, essas coisas", contou o catador, que estudou até a 7ª série do ensino fundamental.

O catador disse que ficou conhecido na cidade por distribuir balinhas para os moradores que guardavam garrafas PET e latinhas para ele.
Evangélico, afirmou que usará os ternos que veste para ir à igreja na estréia como vereador na Câmara.

"Eu tenho três ternos. Dá para chegar lá." Ele disse que mesmo após começar a trabalhar na Câmara, não pretende deixar de recolher material reciclável pelas ruas da cidade.