Crianças estrábicas têm menos chances de serem convidadas para festas de aniversário de colegas com olhos alinhados. O preconceito começa cedo, por volta dos 6 anos, segundo uma pesquisa suíça.

O estudo contou com 118 participantes de 3 a 12 anos. Primeiro, eles observaram fotos de possíveis convidados para uma comemoração, sendo que alguns tinham alteração visível nos olhos (as imagens foram modificadas para criar gêmeos idênticos com o problema).

Em seguida, puderam escolher quatro vezes a companhia. Para mostrar que a diferença não importa, era necessária uma seleção média de duas crianças estrábicas. Mas a garotada a partir dos 6 se mostrou significativamente menos disposta a convidá-las.

Entre os 48 voluntários de 6 a 8, 18 não convidaram nenhum estrábico; 17 optaram uma vez; 11, duas vezes; dois, três vezes. De maneira geral, os mais novos não se incomodaram com o detalhe.

Os autores afirmaram ao site Science Daily que o estrabismo pode ter um impacto psicológico duradouro. Por isso, indicam a cirurgia de correção antes dos 6 anos, quando as implicações sociais costumam surgir. A publicação online British Journal of Ophthalmology divulgou os resultados.