Kristian von Bengtson e Peter Madsen são dois engenheiros que pretendem colocar em órbita um foguete construído praticamente no quintal de casa.

De acorda com eles, o custo total do projeto foi de cerca de US$65.000,00, totalmente arrecadados por doações e através de ajuda de patrocinadores.

Bengston, que já trabalhou na NASA, será o astronauta nesta cápsula ( 60cm de diâmetro ) que só cabe uma pessoa em pé.
Graças a um domo totalmente transparente instalado no topo de sua "nave", o astronauta poderá ser tornar o 1º a ter uma visão de 360º do espaço.

O primeiro teste do foguete, sem tripulante, será lançado do Mar Báltico com a ajuda de um submarino e deverá ser feito nos próximos dias. Se tudo ocorrer conforme o planejado, ele poderá se tornar o 1º homem-foguete espacial.

Pelos cálculos dos engenheiros, o foguete de 9 metros de altura e 1,6 tonelada deverá atingir uma velocidade de 2 mil km/h, em 60 segundos durante o teste inicial, levando a cápsula a 100 Km de altura, acima da órbita da Terra.

Após a perda de velocidade, a força da gravidade atuará e ele espera cair no mar em segurança com a ajuda de um paraquedas instalado na cápsula.

Todo este trabalho e risco para uma aventura que deve durar cerca de 5 minutos, mas que certamente trará reconhecimento ao trabalho dos dois como pioneiros neste tipo de projeto.

Vi aqui
Foto: Copenhagen Suborbitals