A britânica Sharon Wilson sofre de uma doença pouco conhecida que faz com que ela vomite repetidamente sempre que fica empolgada com alguma coisa. É a síndrome dos vômitos cíclicos (SVC).

Foi o que aconteceu quando seu marido a surpreendeu com uma viagem para Paris. Ela vomitou mais de 140 vezes em 24 horas.

Durante episódios como esse, Wilson vomita praticamente a cada dez minutos, até que seu corpo não aguenta mais e ela dorme.

"Quando fomos para Las Vegas renovar nossos votos de casamento nas nossas Bodas de Prata, eu fiquei tão mal que quase não conseguia sair do hotel. Nós deveríamos estar nos divertindo como nunca e eu estava com a cabeça enfiada dentro de uma privada", conta a britânica.

Moradora de Doncaster, no norte da Inglaterra, a assistente social sofreu com os sintomas por mais de dez anos até ser diagnosticada com a síndrome. "Como não há um teste específico para identificar a síndrome, os médicos tentam de tudo antes de dar o diagnóstico", diz a vice-presidente da Associação Britânica da Síndrome dos Vômitos Cíclicos, Gill McRonald.

"Ressonância Magnética para excluir tumor no cérebro, exames para diagnosticar doenças intestinais... Apenas quando tudo dá negativo, eles acreditam que o paciente tem síndrome dos vômitos cíclicos", acrescenta.

Os médicos ainda não sabem muito sobre a ocorrência de SVC em adultos, mas há vários estudos científicos sobre crianças em idade escolar que têm a doença. Pesquisas realizadas na Austrália e na Escócia indicam que cerca de 2% delas sofrem da síndrome, com sintomas que variam de brandos a extremamente graves.

Para muitos pacientes com SVC, os ataques de vômito são provocados por alguma infecção ou vírus, enquanto para outros os episódios acontecem em momentos de estresse e ansiedade. Para alguns pacientes, não há um motivo específico para que a síndrome se manifeste.

Vi aqui